Presente de Natal: Salto inaugura praia costanera neste domingo

A Prefeitura de Salto del Guairá marcou para este domingo, 23, a data de inauguração dos primeiros 300 metros da “Playa Costanera”, um espaço na orla dos rios Paraná e Piratiy.

O empreendimento, de quase 100 milhões de reais, é a principal obra da gestão Carlos Cesar Haiter e envolve praia e uma longa avenida de pista dupla, além de espaços de lazer, estacionamento e urbanização.

As chamadas praias costaneiras são uma tendência no Paraguai. Assunção e Hernandárias (na divisa com a Argentina) possuem suas praias costaneiras que não apenas urbanizaram suas orlas, como atraem muitas pessoas durante o verão.

Salto aposta na praia para não depender apenas do turismo de compras. “A oscilação do dólar compromete nossas finanças, pois dependemos do poder de compras dos brasileiros. Com a praia, podemos atrair turistas da região, assim como os irmãos brasileiros de Guaíra que não possuem um local apropriado para banho”, explica José Duarte, jornalista que é também vereador.

“Se os brasileiros têm um motivo a mais para vir, será fantástico. E se isso podemos somar o turismo interno, o comércio também vi se expandir e incrementar, e isso é o que nos faz falta”, sinalizou Nelson Echeverría, comerciante local, durante entrevista ao jornal ABC Color.

A praia é um sonho de décadas que se transforma em realidade com recursos da própria prefeitura, que capitalizou a obra utilizando recursos pela compensação pela perda das 7 Quedas. “Guaíra ainda luta por uma indenização, mas nós aqui já conseguimos”, registra Duarte. Foi também com recursos indenizatórios que Salto duplicou a estrada de acesso à cidade pela fronteira, outra obra de causar inveja nos brasileiros.

A inauguração de parte da grandiosa obra acontece a partir das 10h com shows de Alejandro Simom y su Dinastia e Los Garcia.

Test drive

A praia paraguaia anda passando por testes. A moçada já descobriu que os diques colocados ao longo dela a deixam segura, livres de correnteza e muita gente tem entrado na água. No fim de semana passado, também houve um pequeno evento, meio que para testar o espaço. Foi o Campeonato Internacional de Rugby de Praia, ou Rugby Beach. Participaram do evento equipes do Brasil, Argentina e Paraguai.

 

 Redação Expresso 44