Fim de semana terá festival de cultura japonesa, apresentação circense, cavalgada e cross games em Guaíra

O fim de semana será agitado em Guaíra. O Município de Guaíra está apoiando diversas iniciativas que prometem movimentar a cidade. Tem para vários gostos.

Um dos grandes destaques, sem dúvida, fica por conta do III Festival de Cultura Japonesa de Bon Odori 2018, que será realizado no sábado, 24, na praça Duque de Caxias (se chover, o evento será transferido para o Clube Japonês),  partir das 19h30. Organizado pela Aceg (Associação Cultural e Esportiva de Guaíra, ligada à colônia japonesa), o evento vai contar com a apresentação do grupo Taiko, Matsuri Dance e Hikari, de Londrina. Durante o evento serão comercializadas comidas típicas japonesas e também as famosas tyou tins.

O Tyou tin, mais conhecida como luminária japonesa, é peça fundamental para este evento, que reúne dança, música e gastronomia, bem como a valorização dos costumes japoneses. A vereadora Lígia Lumi Tsukamoto Suga, que é integrante ativa da colônia, destaca o empenho de muitas famílias, empresários e colaboradores neste grande evento que reúne também descendentes de japoneses de vários municípios do Paraná. Toda a população está convidada.

Também no dia 24 será realizado nas Marinas, fundos da barraca alemã, às 20h30, o espetáculo Loop, da Escola de Artes Circenses da cidade. A entrada é gratuita.

No dia 25, a programação começa cedo, 09h30, com a realização da décima Cavalgada. A realização é do Clube Hípico, Comitiva Pulo do Gato e colaboradores. Haverá almoço, olímpiada de equoterapia e treino dos três tambores.

Quem se liga em esporte, a dica é o quinto CrossGuaíra Games, que será realizado na cancha de areia do Centro Náutico Marinas a partir das 15h. A iniciativa é do grupo de CrossFit da cidade, liderado por Lucius Coltri.

Por Cristian Aguazo